A Cruel Pedagogia do Vírus - Boaventura de Sousa Santos
Ensaio do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, novo volume da coleção Pandemia Capital.
A Cruel Pedagogia do Vírus é uma didática argumentação sobre os desdobramentos da pandemia do coronavírus à luz da situação econômica e política dos últimos anos.
Na obra, o autor reflete sobre as súbitas mudanças de hábitos impostas em todo o planeta, como o tempo dispensado aos filhos, a diminuição da poluição nas grandes cidades e a redução do consumo desenfreado. Segundo ele: "Mostra-se que só não há alternativas porque o sistema político democrático foi levado a deixar de discutir as alternativas".
Boaventura faz uma importante menção aos grupos mais afetados pela crise ao redor do mundo e credita ao capitalismo enquanto modelo social nossa inabilidade de fazer frente a ela: "Só com uma nova articulação entre os processos políticos e os processos civilizatórios será possível começar a pensar uma sociedade em que a humanidade assuma uma posição mais humilde no planeta que habita".
Pandemia Capital é uma série especial de obras curtas, objetivas e com preços acessíveis que aborda a crise atual do novo coronavírus e suas implicações na sociedade, na psicologia e na economia.
Gênero: Sociedade e Ciências Sociais
Formato: ePub/Pdf
Tamanho: 545 Kb