SGS NATO's Nightmare
E se o Pacto de Varsóvia tivesse atacado a OTAN em meados da década de 1980? Ou o contrário? Estude este conflito titânico, dentro de seu teatro mais emblemático, Alemanha e Europa Central. Você será capaz de atingir seus objetivos sem escalar para um conflito nuclear incontrolável?
O jogo explora a possibilidade de a chamada Guerra Fria esquentar por volta de 1985, em uma das frentes mais emblemáticas, a Alemanha.
A suposição inicial é que Gorbachov perde o poder para um grupo de linha-dura que decide que é hora de a União Soviética (e seus aliados do Pacto) atacar primeiro, enquanto eles ainda desfrutam de superioridade numérica e surpresa. O medo de que a vantagem atual desapareça com o tempo e eles saibam que não podem vencer a nova corrida armamentista tecnológica lançada pelo Ocidente. Do lado da OTAN, tal ataque seria com certeza o pesadelo que todos temem, mas a situação é um pouco melhor do que nos anos 1970, quando a vantagem em moral, equipamento e preparação era muito maior a favor do outro lado.
Os Cenários
O objetivo do jogo é explorar diferentes casos, desde pequenos engajamentos em setores limitados da frente até campanhas completas cobrindo metade ou todo o mapa. O jogo oferecerá:
. FAR 1985: um cenário de 5 turnos explorando a invasão soviética da Baviera após a queda da Áustria e a reação da Force d'Action Rapide (FAR) da OTAN
. Fulda Gap: um cenário de 4 voltas cobrindo o esperado avanço soviético através do Fulda gap em direção ao Reno e Frankfurt
. Invasão da Áustria: um cenário de 6 turnos lidando com a invasão da Áustria neutra pelo Pacto
. Queda da Dinamarca: um cenário de 6 voltas destinado a explorar a parte norte do conflito com o objetivo de tirar a Dinamarca e fechar o Báltico à OTAN.
. BAOR 1985: uma curta campanha de 1 mês (15 turnos) cobrindo a parte norte da guerra, na planície do norte da Alemanha, com soviéticos, poloneses e alemães orientais contra britânicos, alemães ocidentais e belgas holandeses.
. CENTAG 1985: uma curta campanha de 1 mês (15 turnos) focada no centro e sul da Alemanha, de Fulda à Baviera
. Campanha Pesadelo da OTAN: toda a guerra (30 turnos), dois meses a partir de maio de 1985.
Todos os turnos nos vários cenários e campanhas acima representam 2 dias.
Um jogador representa o Pacto de Warswa, principalmente a União Soviética e seus aliados comunistas da Europa Oriental, e o outro joga a OTAN, compreendendo forças dos EUA, Canadá e a maioria das nações da Europa Ocidental (e possivelmente a neutra Áustria se invadida).
O Pacto conta com inúmeras forças terrestres e aéreas no início do jogo, e suas forças são realmente impressionantes, mas faltam meios para sustentar o esforço ofensivo por um período de tempo muito longo, não só no campo, mas também econômica e politicamente. Deve bater rápido e ganhar rapidamente.
A OTAN deve primeiro resistir desesperadamente à invasão inicial, esperando que seus reforços alterem o curso dos eventos. A superioridade aérea e tecnológica, bem como seu poderio logístico e econômico são importantes e podem compensar os números inferiores. A menos que a perda inicial de tropas e território seja muito grande.
Escala
A escala do jogo está no nível de brigada ou divisão para unidades terrestres de ambos os lados, com unidades menores (por exemplo, blindados, AA, EW, forças especiais ou recursos de engenharia) também presentes. As unidades aéreas têm a forma de esquadrões. Unidades navais também estão presentes, limitadas ao setor do mar Báltico. Outros itens como fortificações, campos minados, QGs, depósitos logísticos ou veículos, ou mesmo refugiados e retardatários também estão presentes em bom número.
O mapa abrange toda a Alemanha Ocidental, Benelux, França Oriental, Áustria, Tchecoslováquia, Alemanha Oriental e Polônia Ocidental. Partes da Dinamarca, Mar Báltico, Itália, Hungria e União Soviética também são apresentadas (através de caixas fora do mapa). Todos os tipos de terrenos naturais estão presentes, com uma diferença que mostra os diferentes níveis de desenvolvimento naquela parte da Europa e seu impacto nas operações militares.
Jogadores e Laterais
Os jogadores não apenas entrarão em operações militares e batalhas detalhadas (tanto em terra quanto no ar) no setor central da Europa, mas também viverão alguns dos aspectos militares, políticos e diplomáticos da guerra em outros lugares (Bálcãs, Escandinávia, Oriente Médio). Leste, Extremo Oriente), sendo a maioria deles manipulados por meio do jogo de cartas ou da ocorrência de eventos.
No campo militar, você tem que lidar com movimentos e manobras de tropas, organização de ar, QG e todo tipo de meios e suportes, respirações, explorações, construção de redes logísticas ou posições defensivas. Muitos outros aspectos, como forças especiais, guerra química, possivelmente ataques nucleares táticos, bem como resistência popular, treinamento de tropas, recomposição de forças, gerenciamento de rotação de unidades ou guerra atrás das linhas inimigas também estão representados.
Cenários básicos e avançados
Cada um dos cenários virá em duas versões: básica e avançada. Nas básicas, o número de unidades será limitado às principais (divisões e brigadas, poucos meios, esquadrões aéreos ou flotilhas de navios) e a jogabilidade será facilitada pela menor densidade. Isso ajudará os jogadores que desejam descobrir o jogo e seu ambiente sem entrar em muita complexidade. Nas versões Advanced, dezenas de novas unidades são adicionadas (o jogo terá mais de 2.000 delas) para dar todo o cromo e sabor exigido pelos jogadores veteranos, que querem ver como cada detalhe da guerra moderna (recursos, guerra eletrônica, doutrinas) estão cobertos.
Olhar
Cada unidade tem sua própria aparência de unidade, com imagens originais bem desenhadas e precisas de soldados, veículos, aviões ou navios. Para os jogadores que amam a atmosfera completa da OTAN, também estará disponível uma aparência alternativa de unidades com a simbologia atual da OTAN.
Duração
Variável de acordo com os cenários, desde algumas horas para os cenários mais curtos até 100+ horas para a campanha completa na versão Advanced.
Equilíbrio
Nenhum lado é especificamente favorecido no geral, mas o equilíbrio de poder está mudando em algum ponto (vantagem para o Pacto no início, a OTAN ganha vantagem mais tarde). Ambos são jogáveis e divertidos quando você captura a essência de seus pontos fortes e fracos específicos. Folhas de informações detalhadas do cenário estão aqui para ajudá-lo a entrar no jogo.
Requisitos Mínimos do Sistema:
SO: Windows 7/8/10+
Processador: Intel Dual Core de 2,5 GHz ou superior
Memória: 8GB de RAM
Placa de vídeo: 512 MB NVIDIA GeForce 9600 ou equivalente
DirectX: versão 9.0
Armazenamento: 2 GB de espaço disponível
Placa de Som: Compatível com DirectX
Observações adicionais: Pode ser lento no carregamento inicial em configurações pequenas
Gênero: Simulação, Estratégia
Tamanho: 1.6 Gb